Cada vez mais natural e simples, essa é a regra da boa alimentação

Enfrentar a mudança de hábitos alimentares já não é tarefa fácil… E, frente ao mundo do fast food, das comidas prontas? Além de super prático, tem um custo bem menor do que o mercado dos saudáveis, orgânicos e funcionais.  Ainda tem o  modismo que invade as redes sociais com indicações de dietas mágicas com produtos caríssimos que prometem a redução do peso em pouco tempo, muitas vezes não resolve e  causam problemas à saúde.

A solução é ouvir um especialista para direcionar a alimentação adequada para cada pessoa. O que vai ser bom para um atleta, com certeza não será recomendado para outro indivíduo, mesmo que seja da mesma idade e peso. Cada ser é único e precisa de uma dieta específica, vai depender da rotina e do metabolismo de cada um.

Zenaide Oliveira - Nutricionista

Zenaide Oliveira – Nutricionista

Num bate-papo com a nutricionista Zenaide Oliveira, especialista em Nutrição Funcional, ela explica como conduzir de forma correta um programa de emagrecimento rápido.  Um ciclo de alimentação natural com exclusão de alimentos alergênicos e adequação dos nutrientes garantirá um excelente resultado desde que se tenha um prazo determinado e um bom acompanhamento.

GC – O que realmente faz emagrecer e garantir um corpo saudável?

Eu costumo falar que emagrecer é um conjunto de fatores que envolvem hábitos saudáveis, entre eles comer bem, o mais natural possível, na quantidade adequada, fazer atividade física e beber bastante água. É necessário também associar a alguns hábitos como dormir bem, evitar frituras, gorduras, alimentos industrializados e bebida alcoólica.

GC – Os sucos detox são eficientes? Com qual frequência e quais os mais recomendados?

Existem várias receitas mas, normalmente, o suco detox ou funcional,  é uma mistura de frutas, legumes e folhas, ricos em nutrientes trazendo benefícios para qualquer idade.  Porém, algumas frutas como a laranja e o limão não são indicadas para todas as pessoas, assim como o gengibre que geralmente é adicionado ao suco.  É sempre importante respeitar a individualidade do paciente, respeitando o metabolismo de cada um.

GC – A alimentação de 3 em 3 horas é eficaz?  O que comer nesses intervalos?

Como citei acima, é necessário respeitar a individualidade bioquímica de cada metabolismo. Tem pessoas que esse intervalo de 3 em 3 horas é curto e, há outras que acham que esse intervalo é longo. Depende muito do objetivo e do metabolismo do paciente. Mas em um contexto geral, esse intervalo é adequado. Nos intervalos das principais refeições o ideal é consumir frutas, oleaginosas, suco, cereais ou bebidas proteicas dependendo do objetivo. Um profissional para adequar esse tempo e selecionar o que é mais conveniente a ser consumido será o mais recomendado.

GC – Qual o grande vilão do ganho de peso?

O grande vilão ainda são os hábitos adquiridos ao longo da vida, como consumir refrigerante, frituras, sanduíches e as comidas enlatadas. A população ainda consome muitos produtos industrializados com conservantes e corantes e um alto teor de sódio, além do sedentarismo.

GC – O que você recomenda para a turma que está malhando, correndo em busca de corpos musculosos?

Recomendo reforçar a alimentação, consumir carboidratos de baixo índice glicêmico, como cereais, fibras, frutas e verduras, gorduras de boa qualidade, como as oleaginosas, ômegas e proteína animal. O ideal é procurar um profissional de nutrição para adequar o cardápio de acordo com as necessidades individuais.

GC – A moda Saudável vai passar?

Eu espero que essa moda não passe (risos).

Essa é uma realidade que estamos vivendo. Comer saudável é uma necessidade da atualidade. As doenças crônicas estão em crescimento e a disseminação através da mídia dos estudos científicos comprovando a eficácia de uma alimentação saudável e à prática de atividade física faz com que a população opte pela geração saúde.

GC –  E os suplementos, em qual situação eles são indicados?

Os suplementos são indicados quando a pessoa não consegue consumir a quantidade adequada de determinada substância através da alimentação. Nesse momento, se faz necessário adicionar a suplementação adequando as necessidades nutricionais do indivíduo. Isso é bem comum nos pacientes enfermos e nos atletas.

GC – O que vamos comer no futuro?

Eu acredito que estamos voltando às nossas origens onde, à mesa, sempre estiveram presentes as frutas, verduras, raízes, arroz, feijão e carnes. Cdownloadomida simples e cada vez mais natural.

 

 

 

 

 

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