Natal Shopping inaugura espaço para recolhimento de materiais que podem ser reciclados #Ecoponto

 

Espaço  inaugurado nesta terça-feira (02), busca incentivar a destinação correta de materiais como plástico, pilhas e óleo de cozinha

Alinhado às preocupações ambientais e com o objetivo de diminuir os impactos do consumo para o meio ambiente, o Natal Shopping inaugura, nesta terça-feira (02), mais uma ação em prol da sustentabilidade. O projeto ‘EcoPonto’ surge para reforçar a importância de se dar destino correto a materiais e substâncias que podem ser reaproveitados ou que, se não tomarmos cuidado com o seu descarte, podem prejudicar a natureza.

O ‘EcoPonto”, que ficará localizado no 2º piso do shopping próximo à loja Granado, foi planejado para receber garrafas plásticas, latas de alumínio, papelão e cápsulas de café, materiais que serão doados para cooperativas de reciclagem. O local também será ponto de coleta de baterias e pilhas, objetos que não podem ser descartados de qualquer forma, sob risco de prejuízo à nossa saúde e à natureza.

Além disso, o local vai coletar óleo de cozinha, que se jogado pelo ralo da pia, por exemplo, pode causar problemas na água, no solo, no ar e até nas estruturas das tubulações, provocando entupimentos. O material, doado por clientes e por lojistas da praça de alimentação, será reaproveitado pela ONG Centro de Promoção à Assistência Social (CEPAS) para a produção de produtos ecologicamente corretos, como o sabão em barra e liquido. Atualmente, cerca de 155 litros de óleo já são doados semanalmente à CEPAS por operações da praça de alimentação, como o YanPin, Divino Fogão, Vinhedos e Loucos por Coxinha.

Os clientes interessados em participar poderão depositar os donativos no ‘EcoPonto’ das 10h às 22h, durante o horário de funcionamento do shopping. Também será possível conferir de perto o trabalho da ONG CEPAS, já que serão expostos os sabões confeccionados pelas mulheres da organização. Os produtos estarão à venda e toda a renda será revertida para as famílias atendidas pela ONG.

Sobre a CEPAS:

A CEPAS é uma ONG sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal promover a assistência social, a valorização humana e o combate à pobreza, assim como a defesa do meio ambiente.

O carro-chefe da CEPAS é o projeto Sabão Ecológico, que beneficia cerca de 360 mulheres chefes de família em vulnerabilidade social. A ONG recolhe o óleo, trata-o e entrega às mulheres, que por sua vez, transformam o óleo em sabão e depois vendem em suas próprias comunidades por preços acessíveis. A renda é revertida para as próprias mulheres e suas famílias.